Moro de Venezia

Quando vi a receita deste bolo fiquei com água na boca só de olhar e não tardou muito que metesse mãos à obra. Não ficou igual ao da receita mas ficou tão bom mas tão bom que só experimentando é que se percebe. A textura fica aveludada e desfaz-se na boca a cada garfada. Uma verdadeira maravilha para os amantes do chocolate.
Aqui fica a minha versão com as minhas alterações.
Ingredientes:
3 ovos
150 manteiga amolecida
170gr açúcar
Pitada de sal
150gr chocolate – usei Pantagruel normal
250ml leite
240gr de farinha com fermento
200ml de natas
Nozes picadas qb
Cobertura:
70gr chocolate – Pantagruel normal
100ml de natas
Mãos à obra: Bater a manteiga com 100gr de açúcar  até obter um creme. De seguida adicionar as gemas e bater mais um pouco. Com a vara de arames juntar o chocolate previamente derretido em banho-maria e depois de envolvido ir adicionando o leite aos pouco até estar tudo bem misturado. Envolver as claras previamente batidas em castelo com o restante açúcar. Por fim juntar a farinha alternando com as natas. Untar uma forma de bolo inglês e deitar uma porção da massa e depois de nozes e de massa novamente. Levar a forno pré-aquecido a 170ºC e ir fazendo o teste do palito tendo o cuidado de não deixar secar demais pois o bolo deverá ficar macio e não seco.
Quando cozido deixar arrefecer  um pouco, desenformar e deixar arrecefer numa rede.
Para fazer a cobertura basta colocar num tachinho o chocolate e as natas e com o fogo baixo ir mexendo até obter um creme liso e brilhante. Depois é só pincelar e decorar com nozes a gosto.
Resultado final… um bolo delicioso, a textura macia. Não é um bolo nada seco, apesar de não ficar com aquele efeito molhado da maior parte dos bolos de chocolate fica húmido na medida certa. Eu fiquei rendida.
Também me parece que se for feito com um chocolate 70% de cacau fique mais escuro e de sabor mais acentuado… para a próxima experimentarei com este.
Anúncios

One thought on “Moro de Venezia

  1. Olá ,este bolo tem muito bom aspecto, tambem já o fiz algumas vezes é o bolo de chocolate que mais agrada cá em casa ´e muito fofo e saboroso , continue fazendo as suas receitinhas que eu vou passando por cá e copiando algumas bj

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s