Apple pie ou tarte de maçã?

Sempre que penso no nome de algo em inglês e depois em português é inevitável para mim não pensar em Eça de Queiróz e a sua aversão a estrangeirismos.
Assim sendo sai uma tarte de maçã que hoje apetece-me chamá-la assim. A maçã é o fruto do pecado para uns mas  para mim é simplesmente das melhores e senão a mais versátil fruta para todos os pratos. Fica então a minha versão desta maravilha.
Ingredientes:
Cup medidor de 250ml
3 cups de farinha
1,5 cup de manteiga partida em pedaços
1 ovo batido
1 colher de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de água fria
1 colher chá de sal
6 maçãs golden
Sumo de 1 limão pequeno
Canela em pó qb
5 colheres de açucar amarelo
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sopa de custard
1 colher de sopa de côco ralado
Preparação:
Começar por cortar as maçãs em pedaços e regá-las com o sumo de limão. Acrescentar o açúcar e a canela e envolver. Depois juntar a maizena e a custard, mexer novamente e reservar.
Numa taça grande colocar a farinha e a manteiga partida em pedaços. Misturar tudo muito bem com as mãos até a manteiga estar completamente desfeita e misturada com a farinha. Adicionar então o ovo batido e misturar bem. Acrescentar por fim a água, o vinagre e o sal e amassar  até estar tudo bem ligado. Enrolar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 30m. Decorrido o tempo retirar a massa e separar em 2 bolas. Com o rolo esticar uma das bolas e forrar uma tarteira. Picar o fundo da massa com um garfo. Em seguida dispôr as maçãs de forma a tapar todo o fundo. Colocar 4 pequenos pedaços de manteiga em cima das maçãs. Esticar a outra bola e tapar as maçãs. Cortar os excessos de massa e com a ajuda de um garfo unir as massas. Não esquecer de fazer uns cortes com uma faca para a massa respirar e não ficar mole. Esta massa fica uma delícia, crocante e desfaz-se na boca.
Anúncios

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s