Mini Bolos Mousse de Chocolate

IMG_0918

Pequenos e delicados pedaços que fizeram sorrir muitas crianças. Dei tão pouco de mim e cada vez mais gosto de estar presente na vida de todos eles. Enchem-me de mimos pela manhã, sabem o meu nome e pedem-me abracinhos. Fazem fila para os beijinhos, e, todas as manhãs, quando me vêem há uma genuinidade única e um brilho nos seus olhos que me dá uma sensação de bem-estar muito grande. Sei que vou à minha vida e que todos eles ficam bem entregues, e, sobretudo, são crianças felizes.

IMG_0923

E, sabendo que poucas são as crianças que resistem à tentação do chocolate, optei por fazer uma das receitas mais repetidas cá em casa. Uma espécie de bolo mousse de chocolate, irresistível, num combinação de chocolate, canela, limão e laranja.

Atrevem-se?

Ingredientes: 3 ovos, 130 manteiga amolecida, 130gr açúcar, Casca de Laranja e Limão, Pitada de sal, 150gr chocolate 70% cacau, 250ml leite, 280gr de farinha Branca de Neve, pitada de canela em pó, 200ml de natas

Dica: Costumo bater as claras em castelo de início para depois não ter que lavar as varetas a meio da preparação do bolo.

Colocar o açúcar na picadora com as cascas de limão e laranja e picar bem. Bater a manteiga com o açúcar  até obter um creme. De seguida adicionar as gemas e bater mais um pouco. Com a vara de arames juntar o chocolate, previamente derretido em banho-maria, e ir adicionando o leite aos poucos até estar tudo bem misturado.  Adicionar as natas e misturar bem. Juntar a farinha peneirada com a canela em 2 vezes e mexer com a vara de arames. Envolver as claras previamente batidas em castelo em movimentos de baixo para cima para a massa ganhar ar e ficar leve.  Levar a forno pré-aquecido a 170ºC 15m.

Fiz em pequenas formas mas pode ser feito numa outra forma a gosto.

Bom fim-de-semana.

11 thoughts on “Mini Bolos Mousse de Chocolate

  1. Olá!
    Vou ter que adiar este atrevimento, pois, por agora e por aqui é tradição fazer arroz doce, e eu adoro arroz doce quentinho, acabadinho de fazer. Faço-o em pequenas quantidades, para não sobejar de uma vez para a outra e desde sábado até ao dia de carnaval, vou cumprindo este meu (nosso, aqui de casa) ritual.
    Beijos
    Sónia Lopes

  2. Pingback: Bolos de Arroz | Sabores com História

  3. Pingback: A Arte de Bem Distribuir | Sabores com História

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

