Bolo Integral de Maçã com Aveia

Sem muitas introduções. As palavras são poucas. É um bolo de maçã. Mais um, mas, Um dos Bons, ao qual chamaram de Apple Pie Bread. Adaptei a receita às minhas necessidades, à perguiça de partir nozes e à minha linha :) E, com canela, farinha integral e flocos de aveia. Quando pensava que os bolos de maçã já não me poderiam surpreender… rendi-me a 2 fatias.

75ml de buttermilk (faz-se usando 60ml de leite e 15ml de vinagre); 125gr de farinha integral; 125gr de Branca de Neve; 100gr de manteiga amolecida – não é derretida; 75gr de açúcar amarelo; 1 colher de sopa de canela em pó; 4 colheres de sopa de flocos de aveia; cerca de 200gr de maçãs em pedaços; 2 ovos tamanho L

Começar pelo buttermilk, misturar o vinagre com o leite e deixar repousar 15m. Ligar o forno a 180ºC. Bater a manteiga com o açúcar até estar cremoso. Adicionar os ovos 1 a 1 batendo entre cada adição e o buterrmilk. Vai talhar mas é mesmo assim. Numa tigela misturar os ingredientes secos reservando 1 colher de sopa de flocos de aveia para polvilhar. Adiconar a mistura dos ovos às farinhas e bater até estar tudo bem envolvido. A mistura vai ficar bem pastosa. Envolver por fim as maçãs em pedaços. Colocar numa forma de bolo inglês levemente untada e polvilhar com os flocos de aveia reservados. Vai ao forno cerca de 40m. Fazer o teste do palito. Deixar na forma 5 minutos e transferir para uma rede. Servir morno.

Fica um bolo muito fofinho, de capa levemente crocante, e, húmido devido às maçãs. Como usei muitas maçãs, devia ter usado apenas metade- cerca de 100gr, as fatias partem-se um pouco. Mas o bolo ganha em sabor, e muito. Valeu a pena ter o forno ligado, e, é merecedor de lugar especial na lista dos repetentes :)

About these ads

11 comments

  1. Bolinho de maçã :) Como resistir??
    Adoro!! E com canela e aveia e farinha integral fica realmente delicioso. Já o comprovei :)
    O levar mais maçã acrescenta sabor e humidade, muito bom.
    Um beijinho.

  2. É uma imagem muito apelativa. Para mim a mistura de maçã com canela é qualquer coisa de muito bom. A experimentar assim que houver opurtunidade. ;)
    Sónia

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s